Colocação Pronominal

 CASOS DE PRÓCLISE – NARIS-DOG

  • a) Palavras ou expressões Negativas (não, nem, nunca, jamais…). Exemplo: NÃO o procurei para pedir favores.
  • b) Advérbios (talvez, aqui, ali, lá, ontem…). Exemplo: TALVEZ o veja hoje pela manhã.
  • c) Pronomes Relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quanto). Exemplo: São esperanças que morrem, sonhos QUE se vão.
  • d) Pronomes Indefinidos (alguém, quem, algum, qualquer, cada qual). Exemplo: CADA UM me fará uma tarefa especial.
  • e) Conjunções Subordinativas e coordenativas (quando, se, como, porque, que, logo que, mas) Exemplo: Não iria, ainda QUE me
  • f) Pronome Demonstrativo (Esse, este, aquele, desse) Exemplo: ESTE me parece melhor do que aquele.
  • g) Orações Optativas (com suj. Anteposto = exprimem desejo), interrogativas e exclamativas. Exemplos: QUE Deus te acompanhe! Quem se atreveria a isso? Quanto te arriscas com esse procedimento!
  • h) Em + Gerúndio. Exemplo: EM se tratando de vestibular
  • CASOS DE ÊNCLISE
  • a)    Em orações iniciadas por verbo. Exemplo: Contei-LHE todos os detalhes sobre o acidente.
  • b) Com verbo no imperativo afirmativo. Exemplo: Compreenda-ME, por favor.
  • c)  Quando na oração não houver nenhum caso de atração de pronome átono. Exemplo: A discussão impressionou-ME e muito.
  • MESÓCLISE
  • Isso ocorrerá quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Exemplo: Os professores MULTIPLICARÃO os assuntos.
  • Calar-ME-EI ao ouvir a voz de Pedro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos Serviços

Lei Lucas: Lei 13.722/18 – A Importância da Capacitação em Primeiros Socorros nas Escolas

  Lei Lucas: Lei 13.722/18 – A Importância da Capacitação em Primeiros Socorros nas Escolas A Lei 13.722, mais conhecida como  Lei Lucas , f...