Pular para o conteúdo principal

O uso de em vez de e o ao invés de

 "Em vez de": é uma expressão utilizada para indicar uma substituição ou alternativa entre duas opções.

Exemplo 1: Vou assistir a um filme em vez de sair.

Nesse caso, a expressão "em vez de" indica que a pessoa optou por assistir a um filme em vez de sair. Significa que ela escolheu uma opção em substituição à outra.

Exemplo 2: Ele decidiu estudar espanhol em vez de francês.

Aqui, "em vez de" indica que a pessoa escolheu estudar espanhol como alternativa à opção de estudar francês.

"Ao invés de": também é uma expressão utilizada para indicar uma substituição ou alternativa, mas com uma ideia de oposição ou contrariedade mais forte em relação à opção original.

Exemplo 1: Ao invés de aceitar o trabalho, ele decidiu viajar.

Nesse exemplo, "ao invés de" indica que a pessoa tomou uma decisão contrária à opção original de aceitar o trabalho, optando por viajar em vez disso.

Exemplo 2: Ao invés de comprar um carro novo, ele decidiu consertar o antigo.

Aqui, "ao invés de" indica que a pessoa escolheu uma ação oposta à opção inicial de comprar um carro novo, decidindo consertar o carro antigo.

Portanto, tanto "em vez de" quanto "ao invés de" são utilizados para indicar substituição ou alternativa, mas "ao invés de" enfatiza uma oposição mais forte em relação à opção original.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Natal

  Tempo de agradecer a Deus por tudo que foi proporcionado a nós neste ano, a saúde, as alegrias, as tristezas, o trabalho, as antigas e novas amizades e a família. Tempo de agradecer a Deus pelas mudanças que fomos obrigados a fazer nesta pandemia, pois se não fosse ela, não teríamos feito. A palavra mudança tem vários sentidos, para uns, melhorias, resiliência, para outros nem tanto. A pandemia proporcionou mudanças que trouxeram muito choro, dor, sofrimento, fome e perdas para algumas famílias, mesmo assim agradeça. Natal é tempo de RENOVAÇÃO, de perdão, de união e de reflexão.  Desejo a todos um Natal abençoado e cheio de amor.

Semente da vida

  Quando escolhemos plantar uma semente, seja de feijão, soja, milho ou até uma flor, nesse momento se cria uma responsabilidade extra, que é o ato de se dedicar e cuidar para que a semente germine. É preciso observar que, antes de semear, faz-se necessário verificar alguns fatores que são essenciais: a qualidade da terra, se é dura, seca ou se será preciso aerar para ela ficar fofinha; e se possui os nutrientes para germinar. O passo seguinte será crucial para o seu desenvolvimento: conhecer bem a espécie para saber a quantidade de água certa, nem muita e nem pouca; se gosta de sol ou de sombra, ou ainda, de um pouco de cada. E isso vale como analogia para os relacionamentos. No relacionamento é a mesma coisa. Aos poucos, ao conhecer uma pessoa, procure escrutinar: é alegre, comunicativo, tímido, reservado ou é daqueles que prometem tudo e não cumprem? Te encanta e sempre dá uma sumidinha? Só procura quando quer? Você manda mensagem e não responde? Depois de observar tudo ...